top of page
Consumo de água na produção de leite

Vimos que em toda produção de alimentos e bebidas existe um volume considerável de água, sempre distribuído entre o consumo direto e o indireto.

Igualmente, no leite, temos o consumo indireto representado pela água presente na alimentação da vaca, no pasto ou na produção dos produtos que compõe a ração.

O consumo direto, neste caso, é um pouco diferente, pois não há adição de água no produto "leite".

A água utilizada na produção do leite refere-se ao aquecimento e resfriamento necessários à pasteurização, que protege a saúde dos seres humanos.

​

Processo de Pasteurização:

Para que você entenda, a pasteurização serve para matar todas as bactérias e seres nocivos à nossa saúde.

Nesse processo o leite é aquecido a altas temperaturas e, em seguida, resfriado a temperaturas muito baixas.  Essas diferenças "extremas" da temperatura, garantem que nenhum microrganismo nocivo à nossa saúde resista, tornando, assim, o leite ideal para o nosso consumo humano.

​

O consumo de água na produção do leite apresenta oura particularidade.  Os 712,5 litros de água são gastos na produção de 1kg de leite.  Estamos acostumados com o leite medido em litros, não é mesmo?

Lembrando-se da equivalência, seria o mesmo que o consumo diário de água por duas famílias e meia, ou melhor, melhor, o consumo de dois dias de cinco famílias.

Quanto à maneira de medir o leite:

pois é, tecnicamente o leite é medido em kg.

Nos torneios leiteiros, muito comuns no interior e em toda área rural, as melhores vacas são as que produzem mais leite.  Neste caso, o leite é medido em kg.

​

Vamos disponibilizar a você um comentários sobre isso:

Porque o leite não é medido por litro e sim quilo?

Publicada em 15/11/2010

O leite é medido em quilos, e não em litros, para que haja uma maior precisão na hora de o produtor receber pela produção do seu rebanho. Em condições normais de temperatura e pressão, um litro de água destilada equivale a um quilo. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes, o leite possui uma parte composta por sólidos que influenciarão seu peso, tornando-o mais pesado que a água.
A Instrução Normativa 51 estabelece que um mililitro de leite a 15 ºC pode variar de 1,028 a 1,034 gramas. Dessa forma, um litro de leite possui entre 1,028 a 1,034 quilos. Assim, se considerarmos o valor de densidade mínimo (1,028), para 40 quilos de leite teremos 38,91 litros. Considerando o valor máximo (1,034), para os mesmos 40 quilos teremos 38,68 litros de leite. Nunes lembra ainda que o teor de sólidos varia de acordo com a raça, o manejo nutricional e o período da lactação. Vacas da raça Jersey, por exemplo, possuem maior teor de sólidos quando comparadas com as vacas da raça holandesa.

Fonte: http://www.intermaq.com.br/voce_sabia_ver.php?id=2 visitado em 20/03/2017

​

Imagens do campo, da ordenha de leite e do processo de pasteurização
bottom of page